quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Jovens ocupam e lutam por Educação!

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST ocuparam pela primeira vez a secretária de educação na Bahia. A pauta de reivindicação tem como base a construção de novas escolas nas áreas de assentamento e contra o fechamento das escolas que já existem. Houve um diferencial desta mobilização para as demais realizadas pelo movimento em todo o estado, a maioria das pessoas que ocuparam eram jovens.

Além de ocupar, os jovens passam por momentos de formação. A participação em oficinas (teatro, dança, maculelê, capoeira), são formas de resgatar a cultura popular e estabelecer um momento educacional.

Os jovens passaram sete dias acampados na secretária e conseguiram muitas vitórias, como: a construção de escolas do ensino fundamental 1, escolas de ensino médio e reformas nas escolas que já existem. Essas escolas beneficiaram milhares de crianças e adultos que residem nesses assentamentos e em seus arredores.

A inserção da cultura como forma de mobilização e de formação foi um aspecto relevante sendo este, um processo educacional pregada nas escolas do MST.


Nenhum comentário:

Postar um comentário