quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Estudar, brincar e cantar


O Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra – MST desde de seu surgimento em 1984, tem como bandeira de luta a questão da educação. Porém uma educação diferenciada voltada para realidade de cada criança, ou seja, para o campo.

Os assentamentos da Fazenda Pirituba, interior do estado de São Paulo possui várias experiência na área da produção, educação formal, formação politicas e educação infantil a partir das ciranda infantil. 

Nesse contexto surgiu há 6 anos o Núcleo Che Guevara, é um grupo de 40 crianças que se reúne para brincar, cantar, visitar a comunidade e mensalmente se encontram para fazer outras atividades lúdicas e pedagógicas, assim buscando construir uma identidade própria enquanto crianças sem terra.

As atividades são desenvolvidas no espaço da ciranda infantil da comunidade, local onde as crianças ficam durante a semana para que seus pais possam desenvolver suas atividades na produção. Os educadores/as são da própria comunidade e outros voluntários. 

Elas são sujeitos que constroem e vivem sua história de vida, participam diretamente no processo de luta pela terra. Mas também, são crianças que cantam, brincam, pulam, gritam, choram, brigam como outras. 
 
Um dos objetivos do Núcleo é seguir se qualificando e profissionalizando através da música. A comunidade participa das discussão sobre esse processo aprendizado das crianças. 

No inicio as crianças ensaiavam as músicas infantis do MST e musica Caipira, através da flauta doce e violão. Atualmente as crianças já buscam outros meios como a viola, o saquesofone.

SAIBA MAIS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário