sábado, 31 de dezembro de 2011

Cinema da Terra: um espaço para debate nas escolas



Tendo como ponto de partida a necessidade de interação dos pais de educandos com o meio escolar, quinze jovens promoveram o Cinema da Terra no Assentamento Lucas Dantas, localizado em Ituberá – Bahia. Essa iniciativa criou momentos de confraternização e de debate sobre o processo cultural camponês.

O Cinema da Terra é um projeto pensado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST-, para criar momentos de debates políticos dentro das áreas do movimento. Batendo de porta em porta alguns jovens convidaram todos os assentados para assistirem um filme na escola do Assentamento.

A noite do Cinema da Terra se inicia com uma mística pensada pelos próprios jovens dando abertura ao filme “Tapete Vermelho”. Terminando o filme, é aberto um espaço onde as pessoas presentes comentassem e debatessem o tema retratado pelo filme, “Como é visto o camponês nos meios de comunicação?”.

A presença de crianças, pais, mães e jovens fizeram desse momento um espaço rico em discussões. A escola se tornou um espaço de aprendizagem e de participação ativa da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário