quarta-feira, 9 de maio de 2012

Artesanato como fonte de renda


O Programa Chapéu de Palha foi criado pelo governo de Pernambuco em 2009 no sertão pernambucano no vale do são Francisco, como medida de combate aos efeitos do desemprego decorrente da entressafra da fruticultura irrigada, pensando na trabalhadora e trabalhador rural.

Esse programa disponibiliza diversos cursos de artesanato, como artesanato em couro e pele, corte e costura, aplicação de bijuterias, culinária de doces e salgados e entre outros. Essas atividades e capacitações visam ao fortalecimento da cidadania e á geração de emprego e renda.

O programa garante o pagamento de um beneficio que pode chegar a R$ 232,50 durante quatro meses, sendo que o beneficio no será permitido se o aluno tiver acompanhado o curso durante todo o seu período, garantido o aprendizado para que o trabalhador fortaleça sua renda familiar em decorrência desemprego.

Artesanato que se transformou em educação e cultura nos assentamentos, proporcionando e beneficiando famílias de agricultores a aprender uma profissão, e até montar seu próprio negócio.     


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário